Banana Scrait – Giostra (2015)

O duo Banana Scrait nasceu em Fortaleza em meados da década de 1990, formado por Andrea Agda e Daniel Arruda. Munidos de fortes influências roqueiras, que vão de nomes como The Smiths, Breeders e Elastica, até estilos teoricamente desconectados como indie rock e rock progressivo. A dupla já começou benquista no circuito nacional de música independente. E o Festival Microfonia, na cidade de Recife/PE foi o pontapé inicial para a que despontassem em cidades como Recife, Maceió, João Pessoa, São Paulo e Rio de Janeiro.

Este trabalho é quase todo composto de versões de músicas do maestro Alberto Nepomuceno, que apesar de ter sido parceiro de artistas de renome como Osório Duque-Estrada e Francisco Manuel da Silva (responsáveis pelo autoria do hino nacional brasileiro), acabou por cair no esquecimento ao longo do tempo.

Inútil seria tentar descrevê-lo musicalmente pois é um apanhado de canções que literalmente foge à meras classificações. Portanto, a maneira mais apropriada que encontrei para a ele me referir foi apelando para o subjetivo. Giostra é alguma coisa pensada para comunicar algo àqueles que se reconhecem nas conexões do transcendental existente entre as pessoas e as coisas. Na verdade, parece se tratar da trilha sonora de um filme insólito através da qual o pensamento se expande para além dos sentidos, libertando a mente dos contornos limitantes. É uma forma de desprendimento que leva a uma espécie de contemplação onde os sons podem nos tocar de modo comovente. Uma viagem astral em que o corpo é levado a passear sem que, necessariamente, saia do lugar. Em resumo é música para quem ama a arte de um modo geral

O maior destaque deste álbum de 6 músicas e 32 minutos é certamente A Jangada, que foi o primeiro single do álbum e apresenta a ousada proposta de substituir a erudição de Nepomuceno pela distorção da guitarra. A releitura da dupla manteve a estrutura original da canção.

Referências:

Ajude-nos dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.