
Robert Finley nasceu no estado da Louisiana/USA. Artista do blues e do soul, demonstra apreço pela música gospel. “Eu desenvolvi um gosto precoce pela música quando comprei um violão usado aos 11 anos”. Isso seria o começo de uma obsessão ao longo da vida pelo instrumento com o qual aprendeu a brincar, tocar e, eventualmente, a escrever suas próprias músicas. Frequentemente convidado para tocar em grupos evangélicos, causou grande impacto nos amigos quando se inscreveu para o Exército em 1970. Originalmente recrutado como técnico de helicóptero para operar na Alemanha, suas habilidades foram rapidamente reconhecidas e logo mudou de estatus na Instituição, sendo convidado para tocar guitarra na banda militar, que o levou para se apresentar por toda a Europa tocando músicas de artistas como Issac Hayes e Marvin Gaye.

Ao retornar para casa, encontrou trabalho como carpinteiro e prosseguiu com suas paixões artísticas no tempo livre, trabalhando também como artista de rua e liderando o grupo evangélico, “Finley & the Sisters of the Gospel“. Anos mais tarde, foi forçado a retirar-se da carpintaria por razões de saúde e, como resultado, ele não conseguiu dar o devido suporte à sua paixão pela música. No entanto, conheceu um membro da Fundação Music Maker (uma agência que promovia músicos de blues) que o ajudou a retornar à cena musical. Inteiramente escrito por Finley, este álbum foi gravado em Memphis, Tennessee, com Bruce Watson (Junior Kimbrough, Hasil Adkins) e apresentou-se como convidado do conjunto de jazz Bo-Keys.
O álbum foi estilisticamente comparado ao trabalho de artistas como James Brown e B.B. King. Finley manteve-se ocupado com a música e começou a trabalhar no seu segundo álbum com o produtor Dan Auerbach (Lana Del Rey, Ray LaMontagne) da blues rock band, The Black Keys. O álbum intitulado Goin ‘Platinum foi lançado pelo selo Nonesuch Records no outono de 2017.
Referências: