Sonny Rollins – Freedom Suite (1958)

Walter Theodore “Sonny” Rollins é um saxofonista norte-americano reconhecido como um dos mais importantes e influentes músicos de jazz. Em uma carreira de sete décadas, ele gravou mais de sessenta álbuns como artista principal. Várias de suas composições, incluindo St. Thomas, Oleo, Doxy, Pent-Up House e Airegin, tornaram-se parâmetros para muitos artistas de jazz. Ganhou fama de “o maior improvisador vivo do mundo”.

Em 1958, quando gravou o álbum Freedom Suite, sua consciência política teve que se expandir para fazer jus ao alcance poético de sua música. Ao abordar seu lugar como um artista criativo e afro-americano, reconheceu que ambos os aspectos de seu “ser artístico” existiam em função de circunstâncias sociais injustas, e que era hora de falar sobre as desigualdades do seu país.

Ao gravar com o baixista Oscar Pettiford e o baterista Max Roach, se alinhou com alguns do mais inovadores músicos do jazz moderno que se alinhavam com o seu ideal de liberdade:

Pettiford mostrou um talento incrível para realizar sincopações sem perda de ritmo ou do senso de harmonia. Suas meias notas no ápice de Will You Still Be Mine? cria uma série vibrante de trocas entre os músicos do trio, enquanto seu solo encantador destila a melodia em seus componentes mais suaves. Mas é Freedom Suite, com suas variações imprevisíveis, interlúdios e desfechos, que vemos o quanto é genial.

Roach tem um seu senso inventivo tão notável quanto sua disciplina. Ele é capaz de executar algo criativo onde antes parecia não haver espaço. Um bom exemplo disto é na faixa There Will Never Be Another You, com sua afetuosa introdução que funciona como uma espécie de paródia e serve como um chamado para a ação. Ele cria as condições para que os temas e os demais músicos, contrastantes, se cruzem sem se chocar num movimento oscilante e dinâmico.

Referências:

Ajude-nos dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.