Buddy Tate & Humphrey Lyttelton – Kansas City Woman (1974)

Embora Buck Clayton, por problemas de saúde, não tocasse mais trompete em 1974, continuava escrevendo composições marcantes. O saxofonista tenor Buddy Tate e o trompetista Humphrey Lyttelton (ambos clarinetistas) se propuseram a tocar algumas músicas de Buck em um septeto inglês, que incluía o saxofonista Bruce Turner, a tenor e barítono Kathleen Stobart, o pianista Mick Pyne, o baixista Dave Green e o baterista Tony Mann. O material (oito canções escolhidas à dedo) pode parecer obscuro, mas a música é bastante agradável. A bem da verdade, a banda arranjada (ou formada de improviso) por Clayton, funciona como um “algo a mais” no trabalho idealizado por Lyttelton.

A parceria de Lyttelton e Tate é um dos eventos memoráveis da história do jazz e rendeu outros registros marcantes. Isto, no entanto não deve obscurecer a presença dos demais integrantes deste projeto. Todos donos de talentos inatos, com carreiras em ascenção e/ou discos gravados. O septeto era composto por: Bruce Turner (Alto Saxophone, Clarinet), Kathleen Stobart (Baritone Saxophone, Clarinet, Tenor Saxophone), Dave Green (Bass), Tony Mann (Drums), Mick Pyne (Piano), Humphrey Lyttelton (Trumpet) e Buddy Tate (Tenor Saxophone, Clarinet).

O álbum contém oito canções distribuídas em 42 agradáveis minutos. Embora as músicas aqui apresentadas se identifiquem em muito ao estilo da época, o álbum como um todo é para iniciados. E como tal, exige mente aberta para traços mais obscuros e/ou inovadores da primeira metade daquela década. Claro que o ouvinte pode colocar um pouco do seu próprio ceticismo em tudo o que lhe vir aos olhos e, neste caso, mais especificamente, aos ouvidos. O que quero dizer é que tanto o fato de se achar entendedor quando leigo, pode comprometer o seu julgamento em relação à obra. Portanto, para o bem de ambos, ouça este disco de coração, mente e ouvidos abertos.

Referências:

Ajude-nos dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.