Betty Bonifassi – Lomax (2016)

Béatrice Bonifassi, também conhecida como Betty Bonifassi (nascida em Nice, 1971), é uma cantora franco-canadense. Na década de 1990, a parceria com Benoît Charest e Maxime Morin a tornou conhecida por canções como “Belleville Rendez-vous“; entre 2006 e 2010, entrou na banda Beast, ao lado de Jean-Philippe Goncalves. Na carreira solo, despontou-se após 2011, com performances no Les FrancoFolies de Montréal.

O álbum tem como enredo, canções inspiradas em fatos reais, que buscam (em parte) busca retratar acontecimentos e bastidores relacionados à indústria da moda, que promove eventos grandiosos, porém com suas instalações de trabalho, por vezes, precárias e gente trabalhando em condições desumanas. No geral, o conceito gira em torno de uma escravidão moderna para o qual Betty doa sua interpretação contemporânea aos cantos típicos dos escravos do início do século. Além disso, faz releituras para muitas gravações de Alan Lomax. Consiste num tributo à capacidade, resistência, força, dignidade e beleza dos escravos africanos deportados tanto para a América como para o resto do mundo.

O disco conta com convidados especiais como Jean-François Lemieux que, além de produzi-lo, tocou nada menos que baixo, guitarra, teclados e fez backing vocals; Benjy Vigneault, que tocou bateria, percussão, backing vocals, e saxofone; Alex McMahon, que fez a programação dos eletrônicos, percussão, piano e fez backing vocals. No mais, o álbum foi gravado e masterizado por Richard Addison. Mixado por Pierre Girard.

São 12 canções distribuídas em 18 minutos de fruição. Todas as músicas são boas, mas o destaque absoluto é No More My Lawrds, que consta na edição delux do relançamento ocorrido em 2016. Um blues autêntico.

Referências:

Um comentário sobre “Betty Bonifassi – Lomax (2016)

Ajude-nos dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.