Benny Golson – New York Scene (1959)

New York Scene é o álbum de estreia do saxofonista de Benny Golson. Com performances gravadas no final de 1957 e originalmente lançadas pelo selo Contemporary. Este álbum contém algumas das principais músicas eternizadas pelo músico e seus companheiros. A clássica Whisper Not é uma das melodias mais belas de todo o Jazz e gravada por muitos nomes importantes da música. Para o disco foram convidados muitos artistas da época e uma das razões apresentadas pelo mestre para tantas participações é que muitas pessoas não entendiam prontamente a complexidades das melodias, então Benny chamou outros mestres que o ajudariam a popularizar o estilo num cenário em que o Jazz era música para poucos ouvidos.

A lista de amigos com quem tocava (Wynton Kelly, Paul Chambers e Charlie Persip) foi acrescida de quatro nomes (Julius Watkins – trompa; James Cleveland – trombone; Sahib Shihab – saxofone barítono; e Gigi Gryce – saxofone tradicional. Os arranjos de Benny mostram como ele inovou ao incorporar mais instrumentos às composições tornando-as ainda mais atraentes.

O álbum inteiro tem lampejos que doaram tanto ao jazz americano quanto ao mundial, inovações com a marca da genialidade. O filme, lançado posteriormente sobre Benny destaca todos os trabalhos de base que ele fez nesse álbum, que fez muitas listas contendo os nomes das “mais pedidas” nas estações de rádio. Este álbum é qualquer coisa a mais que belo. Nele é possível sentir de forma palpável a alma de Golson em cada uma das composições.

É por isso que, sobre ele, alguém escreveu:

“Se a experiência de captação do belo não pode ser medida com exatidão, ela pode ser descrita com notas músicas.”

Referências:

Ajude-nos dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.