Joe Pass – For Django (1964)

Joe Pass, também conhecido como Joseph Anthony Jacobi Passalaqua nasceu no dia 13 de janeiro de 1929 e viveu até 23 de maio de 1994. Foi um guitarrista americano de Jazz . Frequentemente atuou como pianista (músico convidado) nos álbuns de Oscar Peterson e de Ella Fitzgerald. Natural de New Jersey, encontrou trabalho como artista desde os 14 anos. Ele tocou com bandas lideradas por Tony Pastor e Charlie Barnet, aprimorando suas habilidades na guitarra. Ele começou a viajar com pequenos grupos de jazz e se mudou da Pensilvânia para a cidade de Nova York.

Neste álbum o Jazz Man Joe Pass se encontra liderando o seu próprio quarteto, que faz releituras paras composições de Django Reinhardt. Canções que eram parte de seu repertório e que costumavam ser tocadas em homenagem ao seu ídolo e amigo. Joe deixa-se acompanhar pelo ritmo cadenciado da guitarra de John Pisano, pelo baixo erudito de Jim Hughart e pela baterista clássica de Colin Bailey. O quarteto se reuniu na década de 1980. Embora sua performance tenha sido influenciado mais fortemente por Charlie Christian do que por Reinhardt e já tivesse dado forma ao seu próprio estilo, Joe não parece encontrar dificuldades para tocar estas canções. Os destaques do disco são: “Rosetta“, “Nuages” e “Limehouse Blues“.

Ele revelou ao jornalista Robert Palmer da revista Rolling Stone que teria sofrido um “colapso nervoso” em Nova Orleans “porque lá, tinha acesso a todo tipo de droga e isto o mantinha acordado por dias a fio. Morreu de câncer no fígado em Los Angeles, Califórnia, aos 65 anos. Antes de sua morte, ele gravou um álbum de canções de Hank Williams com o guitarrista country Roy Clark.

Referências: 

2 comentários sobre “Joe Pass – For Django (1964)

Ajude-nos dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.