Charlie Haden / Jim Hall – Body And Soul (1990)

Este é registro de uma performance altamente intimista gravada durante o Montreal Jazz Festival em 1990, mas cujo lançamento se deu somente no ano de 2014, após o falecimento de ambos os artistas e como forma de homenageá-los.

O baixista Charlie Haden e o guitarrista Jim Hall fizeram vários shows como dueto ao longo de muitos anos, mas esse certamente foi um dos primeiros. Dadas as respectivas carreiras até esse ponto, os dois se aprimoraram muito na arte de tocar em ambientes de jazz de câmara. Dessa forma, aqui, ainda não havia uma interação muito mais dinâmica com a plateia – o que ocorreu naturalmente no decorrer das apresentações. Porém, o ouvinte é recompensado com o toque íntimo e profundo dos acordes, das notas e da poesia acústica dos músicos. Desde as leituras pessoais de canções como Bemsha Swing, Body and Soul e Skylark até Turnaround (Ornette Coleman) e outros originais executados com maestria como, por exemplo, a terna e dissonante First Song, a complexa In The Moment, a linda valsa latina Down from Antigua e a dedilhada Big Man Blues.

O álbum é uma aventura estimulante para todos os sentidos. Aventura esta, que se desdobra gradualmente em cerca de 76 minutos. Por um lado, um disco difícil de rotular, por outro, fácil de predicar. De toda forma, um apanhado que acrescenta muito às experiências musicais do homem comum.

Referências:

2 comentários sobre “Charlie Haden / Jim Hall – Body And Soul (1990)

Ajude-nos dando feedback!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.